Superlógica Next 2025 debate o futuro do mercado condominial e imobiliário em sua maior edição

Principal evento do setor reúne grandes nomes nacionais e internacionais para debater tendências e tecnologias que estão transformando o mercado de moradia

Por: Grupo Superlógica4 Minutos de leituraEm 29/08/2025Atualizado em 29/08/2025
Carlos Cêra, CEO do Grupo Superlógica, durante a abertura do festival de conteúdo – Créditos: Divulgação Superlógica

Mais de 3,5 mil pessoas marcaram presença na edição 2025 do Superlógica Next, maior evento do setor de moradia do País, organizado pelo Grupo Superlógica, líder em soluções tecnológicas e financeiras para o mercado do morar. Voltado para administradoras de condomínios, síndicos profissionais e imobiliárias, o encontro reuniu grandes nomes nacionais e internacionais para debater temas relacionados à inteligência artificial, inovação, transformação digital, gestão financeira e tendências para que profissionais do setor possam aprimorar os processos e alavancar os negócios.

Realizado nos dias 25 e 26 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o festival de conhecimento trouxe mais de 40 horas de conteúdo e 60 palestrantes. Entre eles, Mark Young, da consultoria de cultura organizacional Walking the Talk, o futurologista e especialista em IA para gestão imobiliária Pepe Gutierrez, e Enio Garbin, Líder de Desenvolvimento de Negócios da AWS. Outros destaques incluíram o CEO da Petz e Shark Tank, Sergio Zimerman, a cofundadora e CEO da Sólides, Mônica Hauck, e o ex-capitão do BOPE, Paulo Storani.

“Queremos seguir caminhando lado a lado com nossos parceiros, as administradoras e as imobiliárias, para inovarmos e crescermos cada vez mais em conjunto”, disse Carlos Cêra, cofundador e CEO do grupo, durante a abertura do evento. O executivo celebrou os 25 anos da companhia, a evolução nos últimos anos e as possibilidades para o futuro em sua fala. “A inteligência artificial é um dos principais pilares dos negócios atualmente e seu uso nas nossas soluções já está transformando o nosso mercado. Mas a IA não vai resolver o problema de quem não sabe aonde quer chegar.”

Inovação e cases internacionais

Entre os destaques do Next 2025, Jeevan D’Mello, CEO da Zenesis Corporation (Dubai), apresentou o tema “Burj Khalifa – gestão nas alturas: desafios e aprendizados do maior edifício do planeta”, no palco do Teatro Celso Furtado – Arena Novos Rumos. Referência global em desenvolvimento imobiliário, gestão comunitária e liderança, além de ser conhecido como o “Pai da Gestão Comunitária no Oriente Médio”, Jeevan trouxe os segredos para o sucesso durante sua gestão do Burj Khalifa.

Ainda na Arena Novos Rumos – que tinha como mestre de cerimônias a artista baiana Dani Vie –, o futurologista e especialista em IA para gestão imobiliária, Pepe Gutierrez, marcou presença com a palestra “Exportando futuro: o que o mundo está fazendo de novo”. Com 43 anos de experiência, Pepe é professor universitário, palestrante internacional (39 países), autor e executivo experiente, além de referência global em inovação e ensino sobre administração de imóveis.

Outro nome de peso foi Renato Gomes, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, que participou de um bate-papo sobre como o Pix automático está transformando o mercado, mediado por Marcos Nascimento, CFO do Grupo Superlógica. Os executivos abordaram as novidades do Pix e como ele vem crescendo em praticamente todas as áreas do nosso dia a dia, “seja na mesada dos filhos, para pagar a academia, o condomínio ou em transações recorrentes que tinham limitações com o débito automático para negócios menores”, apontou Renato.

Mercado do morar

Entre outras atrações, Maxime Barkatz, fundador do Illion Partners, e Vitor Costa, gerente nacional da Greystar Brasil, contaram um pouco mais sobre novas formas de morar, com o painel “Morar flexível: o Multifamily e os novos estilos de vida”. Já na palestra “Como se diferenciar no mercado do morar”, Rodrigo Werneck, CEO da Cupola, falou sobre como é possível fazer diferente e se destacar em um mercado tão concorrido e onde, cada vez mais, novos nichos são criados para atender a públicos com demandas tão específicas. 

Eliana Cassandre, Diretora de Marketing de Produto do grupo, reuniu representantes da Equifax, Renove e Jetro Administradora de Condomínios para debater como conseguiram eliminar R$ 2 milhões em inadimplência, no ano passado. Os especialistas apontaram que o apoio de garantidoras foi essencial para que condomínios tenham orçamentos no verde e não precisem se preocupar com cobranças dos moradores, terceirizando o processo das administradoras para as empresas.

A união entre sustentabilidade e o “morar bem” também foi debatido no Next. O doutor em Arquitetura e Urbanismo, Lincoln Paiva, apresentou dados sobre como o urbanismo sustentável ganhou força no pós-pandemia e as necessidades das pessoas em terem espaços abertos, bairros com maior área verde e morarem em lugares mais caminháveis – ou seja, que possibilitem a ida a cafés, restaurantes ou que tenham acesso fácil a transportes públicos.

Em um encerramento mais do que especial, Marisa Orth – a atriz e cantora que é a eterna Magda de Sai de Baixo – trouxe uma apresentação com muito humor, sensibilidade e repertório sobre os perrengues no dia a dia de convivência com os vizinhos. Em tempos de hiperconexão e digitalização das relações, a artista encerrou o festival com uma chamada para a importância da humanidade nas relações e nos vínculos, sejam eles pessoais, profissionais ou comerciais.

“A minha carreira passou muito por essa coisa imobiliária, o apartamento era sempre o personagem principal – saí do Arouche Tower e fui para o Jambalaya”, disse Marisa. “Nós estamos falando de Inteligência Artificial no Next, mas eu aprendi uma coisa com a Magda. Sempre valorizei a inteligência, meus pais subiram na vida através da cultura, muitos livros, muita música e eu me formei em psicologia. Porém, o meu maior sucesso foi a mulher mais burra do Brasil e eu nunca fui tão amada pelo público, o que me mostrou que o mais importante é o coração.”

O Next trouxe questões do momento, propostas de inovação e tendências relevantes para que administradoras, condomínios, síndicos, imobiliárias e corretores possam aperfeiçoar seus processos, promover a transformação digital e prosperar em seus negócios para o futuro. Em agosto de 2026, a empresa promete ainda mais conteúdo de alto impacto e inovações para o mercado de moradia.